Disciplina: Seminário Integrado – Profª. Paula Severo
RESUMÃO
1º passo: O ARTIGO (Etapas do Artigo)
· Tema (SUSTENTABILIDADE
E MEIO AMBIENTE)
· Delimitação do Tema (Especificar o que vai ser trabalhado dentro do tema = Título)
· Objetivo (O porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende alcançar. Inicia
com verbos no infinitivo ex: Criar, Desenvolver, Pesquisar...)
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo
muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico:
sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar
para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco
significativo.
Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:
· Justificativa (Explicar o porquê da escolha realizada, convencer da importância
do Projeto, da pesquisa)
A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como,
por exemplo:
· Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho?
(relevância social);
· O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se
tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o
que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a
importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a
efeito tal pesquisa.
- Introdução: Ela pode conter um breve histórico sobre o
tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o
projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de
afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado
ao longo do projeto.
Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se
houver).
· Metodologia (Como irão fazer, como será desenvolvido o trabalho, todas as
etapas/atividades necessárias explicando-as. Definir o tipo de pesquisa:
qualitativa ou quantitativa)
·
Conclusão (1folha) Deve conter análise crítica do
trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas.
Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação
aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar
também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas,
sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para
implementação; questões a serem estudadas futuramente.
· Referências
Utiliza-se a designação Referências para indicar todas
as fontes citadas no texto, inclusive eletrônicas.
2º Passo: A PESQUISA
· Coleta de dados (saída a campo)
· Montagem dos resultados e gráficos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tipos de pesquisa
A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir resultados estatísticos, para se fazer
uma média, um percentual, projetar medidas para uma análise numérica sobre o
tema escolhido. Geralmente esta pesquisa é realizada através de questionário,
com um número relativamente grande de pessoas para se estabelecer dados
confiáveis e precisos. É mais adequada para apurar opiniões, comportamentos e
atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e
permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos
passíveis de erros de interpretação.
A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para compreender "porquês", dado que,
neste caso, as questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a
amostra deve ser ampla o suficiente para possibilitar uma análise estatística
confiável. Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus
dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo
A Pesquisa Qualitativa procura entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação,
trabalhando com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa
Qualitativa envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para
tanto a análise é realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados,
através de um roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado
que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o
pesquisador. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser
quantificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário