sexta-feira, 28 de março de 2014

Disciplina: Seminário Integrado – Profª. Paula Severo

MODELO PARA CONSTRUÇÃO DO ARTIGO

TÍTULO[1]



Nome do aluno[2]


Resumo: Aqui vocês farão um apanhado geral do que trata o artigo de vocês. Apresentarão brevemente o tema, darão uma rápida justificativa, falarão dos objetivos de vocês com este trabalho, apresentarão a metodologia (que, para todos, é a pesquisa bibliográfica ou documental, mudando apenas as fontes – para alguns serão leis, para outros livros e artigos especializados, etc. – aplicada a um diagnóstico já realizado no campo de vocês, que é a escola). Por fim, apresentarão brevemente as conclusões a que chegaram. Lembrem que esse resumo deve conter entre 550 e 750 caracteres (o que dá no máximo 10 linhas).

Palavras-chave: Escolham 3 e as separem com  ponto e vírgula (;). Lembrem que as palavras-chave serão usadas para cadastrar o artigo de vocês no sistema. Assim, quem procurar por alguma delas vai encontrar o trabalho de vocês. Pensem em termos bem representativos como: Escola; formação antirracista; Diversidade racial, etc.

Introdução
Esse item não deve ter mais do que 03 páginas. Ele será utilizado para apresentar a temática de vocês. A sugestão  é que vocês utilizem aqui o que já escreveram no projeto de intervenção,aquele que escrevemos e continuaremos escrevendo em nossas aulas. Assim, sugiro que vocês voltem aos seus projetos,leiam e digitem aqui a seguinte sequência: justificativa + diagnóstico. É claro que esses itens devem ser bem “costurados” por vocês, já que serão texto corrido e não mais partes de um projeto. Na sequência da introdução vocês apresentarão o problema de pesquisa de vocês. Atenção! O problema que vocês criaram  no projeto de intervenção vai ser reformulado, já que não se trata mais de um problema prático, que inspira uma ação, mas de um problema articulado com a teoria. Vocês não querem mais FAZER, ATUAR, AGIR, mas COMPREENDER, ANALISAR, INVESTIGAR. Depois de apresentado o problema, vocês informarão a sequência que o artigo seguirá (um exemplo de como podem fazê-lo é: A fim de responder esse problema, esse artigo iniciará apresentando uma revisão teórica da temática para, em seguida, verificar de que maneira essas concepções se articulam com a realidade enfrentada na escola. O método utilizado nessa busca é, fundamentalmente, a revisão bibliográfica, somada à observação que se realizou, em um primeiro momento, na escola ________.

[1] Trabalho desenvolvido na disciplina de seminário integrado do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora do Carmo com conclusão  no ano de 2014 
[2] Aluno, professor, Turma , orientado pela Profa. ­­­­­­­­.


Fundamentação teórica

Essa parte deve ter entre 2 e 3 páginas e deve trazer um levantamento teórico sobre a temática de vocês. Voltem à pesquisa realisada e verifiquem os textos trabalhados aí. Partam desses textos. Não esqueçam de irem articulando as ideias, costurando-as. Lembrem, entretanto, de que esse é um capítulo de compilação, ou seja, de apresentação de ideias de autores e não de análise de vocês. A análise será feita num segundo momento. Aqui vocês usarão muitas citações dos textos. Não esqueçam que a citação que for maior do que três linhas deve vir da seguinte forma:

Exemplo já formatado corretamente exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo Exemplo exemplo exemplo (Sobrenome do autor, ano, pg).

Se, no entanto, tiver menos de três linhas, vem no corpo do texto, entre aspas, da seguinte maneira: “exemplo de citação com menos de três linhas” (Sobrenome do autor, ano, pg.).

Um exemplo de como iniciar esse item é “Nessa primeira parte do artigo, apresentaremos uma breve revisão do que já se publicou a respeito da temática proposta. Assim, nosso trabalho nesse momento será, fundamentalmente, de compilação de parte relevante da bibliografia existente sobre o tema e devidamente trabalhada ao longo do dos estudos sobre a valorização da vida”


Análise teórica
Aqui sim, vocês partirão da teoria apresentada no capítulo anterior para abordar as questões práticas da escola de vocês.  Esse item deve ter entre 2-4 páginas. Um modo de iniciá-lo pode ser: “apresentadas algumas concepções teóricas relevantes sobre o tema, partiremos agora para uma abordagem mais prática e interligada à realidade apresentada na introdução desse trabalho”.

Essa parte do artigo será super importante, já que é onde aparecerá a capacidade de vocês articularem teoria e prática para pensar os problemas da realidade de vocês. Caprichem aqui!

Lembrem também que após esse item já será a conclusão. Assim, ele deve esgotar as discussões que vocês desejam fazer.


Considerações Finais

Essa é a última parte do artigo e deve ter no máximo 02 páginas. Nela, vocês retomarão o problema proposto na introdução e averiguarão de que modo ele foi ou não pôde ser respondido com as referências teóricas trazidas por vocês.

Esse é um espaço em que vocês poderão manifestar preocupação, levantar pontos que seguem sem resposta, identificar discussões importantes que ainda devem ser feitas,e expor como procederão para amenizar o problema citado em seus artigos, de uma forma prática .
Por fim, considero importante vocês indicarem que o trabalho feito não pretendeu esgotar as possibilidades de discussão do tema, mas apenas iniciá-las de uma maneira bastante situada à realidade vivenciada por vocês.


Referências bibliográficas
Como vocês estão cansados de saber, nesse item vai a relação de TODOS os textos que utilizaram para escrever esse trabalho, desde os efetivamente citados até aqueles que serviram apenas de inspiração. Vão exemplos de como devem ser listadas as obras:
Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.
Artigos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.
Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.
  

OBS. IMPORTANTE: Lembro a vocês que enviei por e-mail o modelo formatado adequadamente.